Para o professor

Aquele que é mestre na arte de viver

faz pouca distinção
entre o seu trabalho e o seu tempo livre,
entre a sua mente e o seu corpo,
entre a sua educação e a sua recreação,
entre seu amor e a sua religião.
Distingue uma coisa da outra com dificuldade.
Almeja, simplesmente, a excelência
em qualquer coisa que faça,
deixando aos demais a tarefa de decidir
se está trabalhando ou se divertindo.
Ele acredita que está sempre fazendo
as duas coisas ao mesmo tempo.

Domenico de Masi


"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
(Paulo Freire )



sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Semana Farroupilha




Ser gaúcho é:

- saber que a nossa pátria é o Pampa e não a praia com coqueiros;


- saber que nossa característica é a bravura e não o jeitinho;


- saber que nosso valor é a lisura e não a malandragem;


- é ser simples de modos, mas reto de caráter;


- é ser franco e direto, nem que isso cause inimizades;


- é ser humilde em ambições, mas exagerado em ideais e paixões;


- é ser um respeitador fiel da hierarquia funcional e o primeiro a proclamar a igualdade;


- é um ser batalhador, que não desiste nunca;


- é ser um rebelde, que nunca aceita ser dominado;


- é ser um bravo, que não foge de uma luta por ser difícil.


- o gaúcho autêntico é um verdadeiro tradicionalista. Não porque aprende coisas no CTG, mas porque carrega em si esses valores e não vê alternativa possível de vida digna fora deles.



Por isso eu tenho orgulho de ser chamado de "GAÚCHO"


(Autor Desconhecido)



ursinhos

Nenhum comentário: